quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ah, mas por que sair do Rio?!

Normalmente, quando conversamos com nossos amigos sobre o quanto gostamos do Canadá, que Toronto e Quebec são lugares incríveis, e que se pudéssemos viveríamos lá (sem nunca deixar claro a idéia da imigração, é claro), a maioria nos pergunta... “Ah, mas por que sair do Rio? É um lugar tão bonito...”
É, meus amigos, o Rio e o Brasil são lugares lindos, mas para nós, infelizmente, já deu. Como se não bastasse a greve da Polícia na Bahia, estão cogitando a possibilidade que a Polícia daqui do Rio também entre em greve amanhã, dia 10/02. Não vou opinar aqui se acho certo ou errado a greve, o problema é a sensação de insegurança constante que vivemos.
Para vocês terem noção, hoje, ao sairmos do trabalho, levamos nosso material, e ficou acordado que a equipe amanhã acompanhará o noticiário antes de sair de casa. Se a polícia estiver trabalhando, ok, vamos trabalhar. Caso contrário, é “home office”.
E esse é só um dos milhares de exemplos que temos pra citar de como a violência vai aos poucos afetando nossa vida, e a gente vai “se acostumando” e dando um jeitinho. 
Para ser sincera, além de outros diversos motivos, a violência no Rio, e no Brasil em geral, é o principal fator que nos fez ter certeza que a imigração é o melhor caminho para fugir dessa situação. Não que estamos esperando encontrar o paraíso no Canadá, sabemos que lá existem crimes, roubos, mendigos, etc. Mas queremos poder pegar um ônibus com tranquilidade, sair de casa sem medo, dirigir em vias expressas dentro do limite de velocidade...  coisas tão simples, que a gente não pode fazer aqui pelo Rio.

3 comentários:

  1. Lois & Brian, realmente o Brasil já deu para nós! E a violência não impera somente nos grandes centros, nas pequenas cidades do interior, a violência já dá as cartas!
    O jeito é fazer as malas e "au revoir Brasil!"

    Abraços!

    Mung Daal

    ResponderExcluir
  2. É... Aqui em Brasília as coisas estão caminhando para o pior: a cada dai a cidade fica mais violenta. Até agora (10/02) já foram quase 100 sequestros-relâmpagos! Dá pra imaginar um negócio desses? O ano mal começou!

    Há 10 anos atrás, os níveis de violência em Brasília eram bem mais baixos, pirou muito nos últimos tempos... Embora a fuga da violência não seja o nosso principal motivo para a imigração, com certeza isso constitui um ponto a menos pro Brasil e um ponto a mais para o Canadá.

    Agora, se te um povo que ama sua cida de é o tal do carioca, viu? Digo isso porque meus familiares são todos daí e não trocam a "cidade maravilhosa" por nada nesse mundo! Heheh... Como cresci em Brasília, uma cidade bem menos caótica, eu não acho o Rio essa cosia toda não... Rsrsrs...

    Beijos,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  3. Oi amigos, nao deixem de participar do grupo Rio-Canada no facebook (é um grupo secreto, me mandem um e-mail que incluo vcs!!!), temos uma rede muito bacana que nos ajuda a desabafar sobre a loucura que é viver aqui na ex cidade maravilhosa..... Muitos beijos da Turma do Balão!!!!

    ResponderExcluir